“Uma ilusão pode se tornar uma meia verdade, uma máscara pode alterar a expressão de um rosto. Os argumentos conhecidos de que a democracia é a “mesma coisa”, ou “tão ruim quanto” o totalitarismo, nunca levam em conta esse fato. Todos esses argumentos se resumem a dizer que metade de um pão é a mesma coisa que pão nenhum.”
Lendo essa citação do livro Como morrem pobres e os outros ensaios de George Orwell, me lembrei dos argumentos atuais favoráveis à ditadura. Muitas pessoas dizem que antigamente era melhor, ou que tanto faz a ditadura ou a democracia.
Como Orwell afirma é melhor metade de um pão que nenhum. A democracia em nosso país não representa o ideal que queremos. Existe a censura, repressão e atitudes semelhantes à ditadura. Mesmo assim, temos a liberdade de organização. Os sindicatos e partidos ainda podem ser organizados. Podemos fazer greves e manifestação, sem levar pancada sempre. Ainda podemos eleger ou não, afinal voto nulo também é nosso direito, os nossos representantes.
Logo, viva as liberdades democráticas que nos permitem lutar para ampliá-las. Afinal, melhor uma democracia imperfeita e com falhas que uma ditadura perfeita e sem falhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário